Página Inicial 


Ambiente
Plano Nacional de Acção: Ambiente e Saúde

Com o objectivo de dar resposta aos compromissos nacionais e internacionais assumidos no contexto Ambiente e Saúde, está a ser elaborado o projecto de Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e pelo Ministério da Saúde.

A protecção do ambiente e da saúde constitui um dos maiores desafios que se colocam à sociedade moderna, estando intimamente associada ao bem-estar e à qualiadade de vida das populações presentes e futuras.

É uma temática que tem vindo a ganhar importância e para a qual os cidadãos se encontram cada vez mais sensibilizados – resultados de um inquérito Eurobarómetro de 2002 revelaram que cerca de 89% dos cidadãos europeus se preocupam com o impacte que o ambiente tem na sua vida.

A Organização Mundial de Saúde, o seu conceito de “ambiente e saúde”, abrange tanto “os efeitos patológicos induzidos directamente pelas substâncias químicas, radiações e alguns agentes biológicos, como os efeitos (frequentemente indirectos) na saúde e no bem-estar. Para esta Organização, o ambiente deve ser entendido em sentido lato – “fisico, psicológico, social e estético, englobando a habitação, o desenvolvimento urbano, o uso dos solos e os transportes”.

     

Fotografia: Mª. de Jesus Fernandes

Neste contexto, a elaboração de um Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde reveste-se de particular importância face à necessidade de uma abordagem integrada e global “ambiente e saúde” por oposição a uma intervenção vertical e sectorial. Esta abordagem tem como objectivo uma melhor compreensão das realções causa-efeito existentes entre determinados factores ambientais e os efeitos adversos na saúde, permitindo a definição de acções concretas com vista à redução dos impactes do ambiente na saúde devendo, por isso, ser considerada como um desafio mobilizador de toda a sociedade.


Cláudia Júlio
Bióloga
Contactos da Ordem dos Biólogos  Contactos

 A Ordem
 Delegações Regionais
 Colégios
 Inscrições
 Formação
 Publicações
 Imprensa
 Arquivo       >> Ambiente






European Countries Biologists Association



Última actualização: 15.05.2008