Ordem dos Biólogos

 

 Contactos

Visite-nos no



 A Ordem
 Delegações Regionais
 Colégios
 Inscrições
 Formação
 Publicações
 Imprensa



European Countries Biologists Association

Última actualização:
13.10.2015


Página Inicial 


Arquivo Geral

 

 

A Academia das Ciências Sueca atribuiu no dia 7 de Outubro, em Estocolmo, o prémio Nobel da Química 2015 a Thomas Lindahl, investigador no Instituto Francis Crick e Laboratório Clare Hell (Reino Unido), Paul Modrich, investigador no Instituto Médico Howard Hughes e Faculdade de Medicina da Universidade Duke (Estados Unidos), e Aziz Sancar, investigador na Carolina do Norte (Estados Unidos), pelo estudo dos mecanismos de reparação do DNA.
Novamente, o prestigiado prémio, tanto na Química como na Medicina e Fisiologia, vem de novo homenagear trabalhos realizados nas áreas da Biologia Molecular e Bioquímica (como já sucedeu no passado com Kary Mullis, em 1993, pela técnica de PCR e Craig Mello, em 2006, pela descoberta do RNAi, apenas como dois exemplos), ilustrando a importância do estudo da genética molecular em benefício da humanidade. O entendimento dos mecanismos de reparação do DNA é fundamental para o avanço de novas terapias genéticas focadas nos tratamentos oncológicos.
Congratulamos os três cientistas pelo seu trabalho, que tanto influenciou o trabalho dos biólogos nas últimas décadas.

 

 

Sessão de homenagem ao Prof. Germano da Fonseca Sacarrão e lançamento do livro “HOMEM – ORIGEM E EVOLUÇÃO”

 

Decorreu no dia 1 de Outubro uma sessão de homenagem ao Prof. Germano da Fonseca Sacarrão (sócio fundador número 1 da Associação Portuguesa de Biólogos, que mais tarde veio dar origem à Ordem dos Biólogos), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O bastonário da OBio presidiu à sessão de homenagem e partilhou com os presentes algumas das suas memórias de aluno do Prof. Sacarrão na cadeira de Ecologia na década de 80, salientando o prazer do Prof. Sacarrão em dialogar com os alunos e a sua enorme contribuição para a Biologia, em particular nos ramos da Embriologia e da Ecologia.

Entre outros intervenientes, o Prof. António Bracinha Vieira e o Prof. Luís Vicente (que foi seu assistente em várias cadeiras do curso de Biologia) relembraram o homem e a sua obra, a sua coragem para defender as suas posições nos tempos difíceis anteriores a 1974 e durante o conturbado período do PREC. Foi salientada a importância do seu trabalho como cientista e como docente e a sua infinita disponibilidade e paciência para discutir ciência com os seus alunos.

Nesta sessão realizou-se também o lançamento do livro “HOMEM – ORIGEM E EVOLUÇÃO” (4º vol. da Série “Fundamentos e Desafios do Evolucionismo”), com a direcção científica e André Levy, Francisco Carrapiço, Helena Abreu e Marco Pina, que compilaram textos de André Levy, António Bracinha Vieira, Augusta Gaspar, Catarina Casanova, Jorge Rocha, Luís Vicente, Margarida Coelho, Maria Manuel Jorge. Nathalie Gontier e Vítor C. Almada, para além do próprio Prof. Germano da Fonseca Sacarrão.

Foi ainda relembrada um célebre debate que reuniu, em 1984, várias centenas de estudantes, professores e investigadores num anfiteatro na FCUL da Rua Politécnica para debater para questão “A Sociobiologia é uma ciência?”
Quem sabe se não é tempo de revisitar este tema passados 30 anos?

 

 

Ordem dos Biólogos subscreve Compromisso para o Crescimento Verde

.....
...........(Professor Mário Ruivo)........(Professor José Almeida Fernandes)

 Simbolicamente, no Dia da Terra (O dia em que todos tentam olhar para a Terra como os Biólogos a olham todos os dias do ano), a Ordem dos Biólogos subscreveu o Compromisso para o Crescimento Verde (juntamente com as Ordens dos Arquitectos, dos Economistas e dos Engenheiros), numa cerimónia realizada no Palácio Foz e presidida pelo Primeiro-ministro.

O texto final do Compromisso teve o contributo da Ordem dos Biólogos e de biólogos que exercem a sua profissão em muitas das 82 organizações que subscreveram este documento (Ler mais).

Durante a cerimónia foram homenageadas personalidades referência nas políticas de ambiente, entre as quais dois ilustres biólogos e Membros Honorários da Ordem dos Biólogos: o Prof. Mário Ruivo (membro do Conselho nacional da OBio )e o Prof. Almeida Fernandes. O Engº Carlos Pimenta teve a grata missão de apresentar os homenageados, traçando o seu perfil e relembrando o trabalho pioneiro, consistente e empenhado que desenvolveram, e continuam a desenvolver, ao longo de várias décadas. A OBio associa-se a esta homenagem e presta aqui o seu reconhecimento por esse trabalho, pela sua contribuição para o conhecimento científico e por terem ajudado a colocar o Ambiente no centro do desenvolvimento sustentável.

Homenageados: Gonçalo Ribeiro Teles, José Almeida Fernandes, Mário Ruivo, Tomás Espírito Santo, Humberto Vasconcelos e Correia da Cunha.

 

 

 

13º café de Ciência

 

A Ordem dos Biólogos esteve presente, na figura do seu Bastonário Doutor José Matos, no 13º café de Ciência que decorreu no dia 9 de Abril na Assembleia da República sobre o tema "Biotecnologia: desafios na manipulação da vida".

Durante mais de duas horas algumas dezenas de deputados, investigadores, empresários, professores, e outros convidados debateram este tema de uma forma intensa e muito participada.

Entre os convidados estiveram presentes muitos biólogos que responderam a perguntas dos deputados e esclareceram os convidados sobre variados temas da Biotecnologia.

No final, a mensagem positiva foi a de que a Biotecnologia é uma indústria que encontra em Portugal um enorme espaço de crescimento, com uma geração de jovens cientistas com formação de enorme qualidade e nível científico e que os jovens estudantes se sentem atraídos pelas ciências que estão na base da Biotecnologia, como aliás esteve patente pelas palavras de entusiasmo dos 10 jovens estudantes do Ensino Secundário presentes no evento, que foram selecionados para atuarem como Embaixadores para a Biotecnologia, através de um concurso promovido pela Agência Ciência Viva (em cujo júri participou também o nosso Bastonário), promotora destes Cafés Ciência na AR.

 

Jovens cientistas portugueses distinguidos como os melhores na Final Europeia em Varsóvia

 

EUCYS 2014 - Varsóvia

Mariana Garcia, Matilde Silva e João Araújoreceberam dois primeiros prémios na 26ª Final Europeia do EUCYS 2014 - European Union Contest for Young Scientists.
Foi a Fundação da Juventude que levou os três jovens até Varsóvia - Polónia - para participarem na Final Europeia, de onde acabaram por sair premiados com dois primeiros prémios. "Smart Snails" e "Uma caracterização natural de semi-reticulados de bandas rectangulares e grupos de expoente dois" foram respectivamente os projetos vencedores.

As jovens Mariana Garcia e Matilde Silva, da Escola Secundária de Arouca, e o jovem João Araújo, do Colégio Planalto de Lisboa, já tinham sido vencedores, em Portugal, do primeiro e terceiro prémio do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude, e participaram agora na Final do Concurso Europeu com dois projetos na área da Biologia e da Matemática, respectivamente.

Ambos os primeiros prémios europeus, no valor de 7.000? cada, foram hoje atribuídos pela Comissão Europeia reconhecendo ao mais alto nível o trabalho desenvolvido por estes três jovens cientistas portugueses com os seus projectos científicos.

É a primeira vez que Portugal ganha, em vinte e seis edições do EUCYS, dois primeiros prémios de tão elevado prestígio e reconhecimento na área da investigação científica juvenil.

Para ler a notícia na integra, clique AQUI

 

 

 

 

Jovens estudantes portugueses Valem Duplo-Bronze
nas Olimpíadas Internacionais de Biologia


Portugal participou este ano pela primeira vez nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, IBO2014, que decorreu entre os dias 6 e 12 de Julho na ilha de Bali, na Indonésia. Esta competição contou com a participação de 241 estudantes oriundos de 61 países, selecionados através das respetivas Olimpíadas Nacionais. A seleção Portuguesa era composta por 4 estudantes Laura Ramos (Agrupamento de Escolas do Fundão), Francisco Ramos (Esc. Sec. Quinta do Marquês, Oeiras); Raquel Oliveira (Esc. Sec. Esmoriz) e Ana Sofia Martins (Esc. Dr. José Casimiro Matias, Agrupamento de Escolas de Almeida) e por dois Delegados (José Matos, coordenador das Olimpíadas Portuguesas de Biologia) e Paula Castelhano (Professora de Biologia no Externato Cooperativo da Benedita).
Logo na sua primeira participação Portugal conquistou duas medalhas de bronze atribuídas aos jovens Raquel Oliveira e Francisco Ramos. Embora as Olimpíadas Internacionais de Biologia já existam há 25 anos, só agora foi possível a participação Portuguesa, graças ao apoio da Direção Geral de Educação, da Fundação EDP, da Agência Ciência Viva e da Ordem dos Biólogos. A boa prestação dos nossos jovens talentos beneficiou ainda do treino que tiveram oportunidade frequentar em antes da sua partida: INIAV Inst. Nac. Investigação Agrária e Veterinária, I.P; Biocant; FCUL; ISPA e Zoo de Lisboa.

É muito raro um país vencer medalhas logo na sua primeira participação, pelo que Portugal foi muito felicitado por todos os países, por isso esta conquista enche de orgulho a delegação portuguesa e cria excelentes perspetivas para o futuro. É fundamental podermos apoiar os nossos jovens de talento. Como disse o Presidente da OIAB no seu discurso de encerramento: “Sabemos que vão ser homens e mulheres de sucesso. Mas queremos que sejam também pessoas de valor, que são aquelas que usam as suas capacidades para melhorar a vida dos outros”
(Comunicamos que a Delegação Portuguesa chegará a Lisboa às 12:45 do dia 14 de Julho no voo EK 191 vindo do Dubai.)
Delegação Portuguesa acompanhada pela madrinha dos estudantes nesta temporada de 10 dias em Bali.
Delegação Portuguesa após cerimónia de entrega de medalhas. Francisco Ramos e Raquel Oliveira trazem consigo, para além da convivência com estudantes de 61 países de todo o mundo, uma medalha de bronze cada um.
Duplo Bronze - Francisco Ramos e Raquel Oliveira Duplo Bronze - Francisco Ramos e Raquel Oliveira


Parabéns!
Veja mais fotos no nosso facebook

 

 

 

 

Estudantes Portugueses em Bali
Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) 2014

Ana Sofia Martins, Francisco Ramos, Laura Ramos e Raquel Oliveira, 4 estudantes portugueses, Doutor José Matos e Profª Paula Castelhano, 2 delegados da Comitiva portuguesa, partiram no dia 04 de julho pelas 15.30h do Aeroporto de Lisboa para Bali(Indonésia) onde representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO 2014). A Ordem dos Biólogos e a Equipa das OPB 2014 desejam aos seus estudantes boa sorte e boa estadia.

PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA IBO 2014 - Bali

Treino - Biocant (Cantanhede) Estudantes no treino de Biologia Molecular e Celular nas Instalações do Biocant, nosso parceiro nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia.
Treino sobre Etologia, com o Biólogo Tiago Carrilho, no Zoo de Lisboa, nosso parceiro das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Zoo de Lisboa - Treino IBO 2014
Estorninho de Bali (ou mainá-do-bali) Ainda no Zoo de Lisboa, os nossos estudantes tiveram a possibilidade de ver o Estorninho de Bali (ou mainá-do-bali), ave que representa o logotipo das Olimpíadas Internacionais de Biologia 2014 em Bali.
Veja mais fotos no nosso facebook

 

 

 

Cerimónia de Entrega de Prémios
Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2014

Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2014 - Cerimónia de Entrega de Prémios

Cerimónia de Entrega de Prémios das OPB 2014, com a presença de: Dra. Sílvia Castro (DGE), Dra. Ana Noronha (Ciência Viva) e Dr. José Matos (Ordem dos Biólogos), realizada no sábado dia 07 de junho de 2014

Troféus Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2014 Troféus atribuídos aos estudantes e professores na Cerimónia de Entrega de Prémios das Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2014
O auditório do Pavilhão do Conhecimento encheu-se para aplaudir os estudantes e Professores vencedores da edição 2014 das Olimpíadas Portuguesas de Biologia Auditório do Pavilhão do Conhecimento na Cerimónia de Entrega de Prémios OPB 2014
Senhor Embaixador da Indonésia Mulya Wirana e Dr. José Matos O Coordenador das Olimpíadas Portuguesas de Biologia e Bastonário da Ordem dos Biólogos, recebeu 1 medalha comemorativa do evento das mãos do Senhor Embaixador da Indonésia, Mulya Wirana, país anfitrião das 25ª Olimpíadas Internacionais de Biologia, na qual participam os 4 primeiros classificados das OPB 2014.

 

 

 

Tomada de posse dos novos Corpos Sociais
da Ordem dos Biólogos

Ordem dos Biólogos

Tomada de posse dos novos Corpos Sociais da Ordem dos Biólogos

A cerimónia de tomada de posse dos Corpos Sociais da OBio para o triénio de 2014-2017 decorreu no passado dia 04 de Abril no histórico e belíssimo Anfiteatro Chimico do Museu Nacional de História Natural.

O novo bastonário, José Matos, no seu discurso salientou a importância dos Biólogos como profissionais essenciais para o desenvolvimento sustentável, para o crescimento verde e para a mitigação das dificuldades futuras relacionadas com o aumento demográfico, as alterações climáticas e as suas implicações nas áreas do Ambiente, da Saúde, da Biotecnologia e da Educação em Biologia (ver discurso).

Cerimónia Tomada de Posse dos Órgãos Socias da Ordem dos Biólogos, triénio 2014/2017  
Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais
da Ordem dos Biólogos, triénio 2014/2017
 
  Doutor José Matos - Bastonário da Ordem dos Biólogos triénio 2014/2017
  Doutor José Matos
Bastonário da Ordem dos Biólogos

 

 

“Protocolo Cooperação, Certificação e Formação Profissional Especializada” entre a Ordem dos Biólogos e a Associção Nacional de Bioquímicos

No âmbito da nova lei das Ordens Profissionais (Lei n.º 2/2013 de 10 de Janeiro) e após vários anos de conversações e trabalho conjunto entre a Ordem dos Biólogos e a Associação Nacional de Bioquímicos no sentido de promover a formação e certificação profissional do especialista em Genética e Laboratório, foi celebrado, no dia 2 de Outubro pelas 18.00h,  na sede da Ordem dos Biólogos em Lisboa,  o “Protocolo Cooperação, Certificação e Formação Profissional Especializada” entre as duas associações (Link para pdf do acordo).

___
Clique nas imagens para ampliar

Este acordo permite a certificação conjunta dos profissionais da ANBIOQ, afetos à LabGen-ANBIOQ e a exercerem em Genética e Laboratório, quer no público quer em EPE e no privado.
Trata-se de um acordo que revela a compreensão, respeito e confiança entre as duas associações. A sua celebração pretende vir a concretizar uma visão comum: a do especialista em Genética e em Laboratório, profissional de saúde de excelência e com certificação profissional reconhecida pelas autoridades competentes em Portugal e na União Europeia.  

Ordem dos Biólogos e Associação Nacional de Bioquímicos
António Domingos de Abreu e Daniela Maria Barroso de Moura Vaz

 

Portugal conquista 2 medalhas de prata, 1 medalha de bronze
e 1 diploma de mérito

VII OIAB - ARgentina

Portugal conquista 2 medalhas de prata, 1 medalha de bronze e 1 diploma de mérito

A Ordem dos Biólogos, na qualidade de entidade responsável pelas Olímpiadas Nacionais de Biologia,  vem, com muita alegria e orgulho, informar que Portugal teve a melhor representação de sempre nas VII Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, que decorreram durante a semana de 01 a 08 de setembro em Rio Cuarto, Argentina.

Os nossos alunos Lara Dias, Alexandre Castro, António Ladeira e Ana Flávia Damasceno, conquistaram respectivamente, 2 medalhas de prata, 1 medalha de bronze e 1 diploma de mérito.

Convidamo-los a assistir à chegada dos alunos hoje de manhã ao Aeroporto da Portela..............ver mais

A Direcção da Ordem dos Biólogos

Clique nas fotos para ampliar

Entrega de diplomas Delegação Portuguesa com diplomas e medalhasDelegação Portuguesa nas VII OIAB

 

 

Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Biólogos

Conselho Profissional e Deontológico
da Ordem dos Biólogos
Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Biólogos
Tomada de Posse

Na sequência do acto eleitoral realizado a 8 de Janeiro de 2013, decorreu a tomada de posse dos membros do Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Biólogos, cuja composição é a seguinte:

Ana Cristina de Matos Ricardo da Costa
Helena Maria Borba Alves dos Santos
Jorge Quina Ribeiro de Araújo
Otília da Conceição Alves Correia Vale de Gato
Ricardo Manuel Nogueira Mendes
Sónia Alexandra Leite Velho Mendo Barroso
Vitor Manuel Rosado Marques

 

 

"Governo recua na proposta de controlo das Ordens profissionais"

A Ordem dos Biólogos divulga aqui a notícia publicada pelo Diário Económico,  sobre as ordens profissionais: "Governo recua na proposta de controlo das Ordens Profissionais". Abaixo divulgamos o referido artigo, bem como as declarações do  Presidente do CNOP à TSF.

Pode aceder à referida notícia em: http://www.cnop.pt/

 

Reacção da Ordem dos Biólogos à Portaria nº 35/2012

AVISO

Reacção da Ordem dos Biólogos à Portaria nº 35/2012" de 03 de Fevereiro, do Ministério da Saúde.

Para saber mais, clique <<AQUI>>

António Domingos de Abreu
Bastonário da ordem dos Biólogos

 

Olimpíadas Nacionais de Biologia 2012

PORTUGAL ORGANIZA AS
OLIMPÍADAS IBERO-AMERICANAS DE BIOLOGIA

Portugal será o palco das Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (www.oiab2012.com). No passado Sábado dia 7 de Julho foram apresentados os 4 estudantes vencedores das Olimpíadas Nacionais de Biologia (ONB) e que irão representar Portugal nesta importante competição internacional. Organizada pela Ordem dos Biólogos em Colaboração com a Agência Ciência Viva as ONB tiveram este ano a participação de cerca de 15 000 alunos entre o 9º e o 12º ano de escolaridade. Os 4 vencedores receberam prémios de vários patrocinadores deste evento, na presença da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Dr.ª Isabel Leite e do Bastonário da Ordem dos Biólogos, Dr. António Domingos Abreu.

Os 4 alunos irão agora receber treino em laboratório em alguns dos principais centros de investigação nesta área (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Instituto Nacional de Recursos Biológicos, Instituto Gulbenkian de Ciência e ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida).

ESCOLA/ANO LECTIVO/NOME DO ALUNO(A)
Esc. Sec. Carolina Michaëlis/12º/João Paulo Pereira Rocha
Esc. Sec. S. João do Estoril/12º/Rita Matos Prata
Agrupamento Escolas de Tábua/12º/Tiago Miguel Dinis Branco
Esc. Sec. Infanta D. Maria/11º/João Luís Sousa Janela

Os prémios foram apresentados a estes alunos pelos representantes das respectivas autarquias (Sr. Presidente da C. M. de Coimbra, Dr. Barbosa e Melo; Sr. Vice-Presidente da C. M. de Cascais, Dr. Miguel Pinto Luz; Sr.ª Vice presidente da C. M. de Tábua, Dr.ª Ana Paula Neves). Na impossibilidade de a C. M. do Porto se fazer representar, o prémio do João Paulo Pereira Rocha foi entregue por um representante do Zoomarine.

A edição 2012 das Olimpíadas Nacionais de Biologia tiveram o apoio de um vasto conjunto de organismos e empresas que se fizeram representar na cerimónia de entrega dos prémios.

As Olimpíadas Ibero-americanas de biologia decorrerão entre 3 e 7 de Setembro de 2012, em Cascais. Boa sorte para a Delegação Portuguesa.

Fotos da Cerimónia de Entrega de Prémios das Olimpíadas Nacionais de Biologia 2012.........ver aqui

 

JOVENS CIENTISTAS PORTUGUESES ENTRE VENCEDORES NA FINAL EUROPEIA

FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE LEVOU OS JOVENS À ESLOVÁQUIA

Mariana Santos, Armindo Fernandes e Ricardo Fernandes ganharam um prémio atribuído pelo European Patente Office, na 24ª Final Europeia para Jovens Cientistas, uma iniciativa da União Europeia, este ano organizado em Bratislava (Eslováquia). O prémio consiste numa viagem de 5 dias a Munique, na Alemanha, para visitar a sede do EPO-European Patente Office, com tudo pago.

Informações detalhadas, clique <<AQUI>>

 

Investigação que vale ouro

Investigação que vale ouro

A Ordem dos Biólogos, congratula-se com a atribuição do Prémio de Mérito Científico Santander Totta - Universidade NOVA ao biólogo e nosso colega de direcção Miguel Viveiros Bettencourt.

A utilização de nanopartículas de ouro para a deteção da Mycobacterium tuberculosis valeu aos investigadores Pedro Viana Baptista e Miguel Viveiros Bettencourt o Prémio de Mérito Científico Santander Totta – Universidade NOVA, no valor de 25 mil euros. A cerimónia de entrega contou com a presença de Jorge Sampaio, Enviado Especial da ONU para a Luta Contra a Tuberculose, que se mostrou muito satisfeito e emocionado com este avanço científico made in Portugal.

Miguel Viveiros Bettencourt
Miguel Viveiros Bettencourt agradeceu a presença de Jorge Sampaio, que considera "ter feito mais pela luta contra a tuberculose do que muitas organizações mundiais".

Mais simples, mais rápido e mais barato do que os atualmente existentes. É assim o novo método de nanodiagnóstico molecular da tuberculose desenvolvido pelos investigadores Pedro Viana Baptista (Laboratório de Nanoteragnóstico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA) e Miguel Viveiros Bettencourt (Unidade de Micobactérias do Instituto de Higiene e Medicina Tropical), que por volta das 11h da manhã já se encontravam na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa para receberem o Prémio de Mérito Científico Santander Totta – Universidade NOVA.

Luís Bento Santos, os dois investigadores premiados, António Rendas e João Paulo Crespo
Luís Bento Santos, os dois investigadores premiados, António Rendas e João Paulo Crespo - todos visivelmente emocionados durante a entrega dos prémios.

“As grandes mais-valias deste trabalho são conseguir juntar duas realidades aparentemente opostas: uma patologia muito antiga, para a qual todos os recentes avanços tecnológicos não trouxeram grandes contributos, que é a tuberculose, em particular s tuberculose multiresistente, e a oportunidade de utilizar a nanotecnologia, neste caso com partículas de ouro, para detetar precocemente o vacilo da tuberculose duma forma rápida, eficiente e sensível”, disse Miguel Viveiros Bettencourt à Mais Superior, ao mesmo tempo que explicava que o facto de recorrer a ouro não torna esta uma investigação muito cara ou de luxo. “Por se tratar de partículas de ouro, poderíamos dizer que esta seria uma descoberta extremamente dispendiosa, mas é o oposto – bastam apenas algumas partículas para termos o sinal de que precisamos e assim conseguiremos implementar esta tecnologia e contribuir para a não propagação da doença”.

Foi ainda com orgulho que Miguel agradeceu aos alunos o trabalho final conseguido, que agora ganhou mérito. “Quem fez este trabalho e quem o pôs em prática – com alguma ajuda nossa, é certo – foram os nossos alunos de Mestrado e de Doutoramento do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA. Na realidade, foram eles que demonstraram, na prática, que o conceito funciona”.

Pormenores e fotos podem ser retirados da reportagem abaixo, que deve ser colocada como link , clique <<AQUI>>

 

Olimpiadas da Ciência da União Europeia

Portugal conquista duas medalhas de prata nas Olimpíadas da Ciência da União Europeia

As duas equipas de estudantes portugueses que participaram nas Olimpíadas da Ciência da União Europeia que terminaram neste domingo, na Lituânia, conquistaram uma medalha de prata cada, o melhor resultado nacional de sempre na prova, disse a coordenadora da comitiva.

Em disputa estava um total de seis medalhas de ouro, 17 de prata e 21 de bronze, num concurso em que Portugal participou pela quarta vez e foi disputado por 40 equipas de 22 países, acrescentou Isaura Vieira em declarações por telefone à agência Lusa. ...

A coordenadora da delegação disse que o grupo português disputou o concurso “em pé de igualdade” com os restantes países, “nada atrás”, dos outros, “bem pelo contrário”.

Rodrigo Morgado, um dos seis representantes portugueses, elogiou as “excelentes condições para realizar as provas”, 90 por cento das quais são práticas. Apesar disso, causou desagrado o pouco tempo de descanso imposto pelo apertado programa de deslocações e convívio que tinham de cumprir extraconcurso.

“Dormíamos apenas seis horas e íamos cansados para os testes, o que nos colocava ainda mais à prova”, disse o aluno do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto.

Os restantes elementos das equipas portuguesas foram João Luís Janela (Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra), Teresa Patrícia Martins (Escola Secundária dos Carvalhos, Vila Nova de Gaia), Ana Rita Bello (Externato Frei Luís de Sousa, Almada), Guilherme Santana de Oliveira (Escola Secundária José Estevão, Aveiro) e Luís Martins Franco (Escola Secundária da Portela, Lisboa).

Além dos professores das escolas que frequentam, os alunos foram preparados cientificamente nas áreas de química pelos professores Eurico Cabrita e João Carlos Lima, da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, na área da física pela professora Célia Henriques, da mesma instituição, e na área da biologia pelo professor José Matos, do Instituto Nacional dos Recursos Biológicos, e pela professora Joana Capucho, da Escola Secundária Fernando Lopes Graça, da Parede.

Pode consultar a notícia <<AQUI>>

 

Biólogo português galardoado com prémio "Seed of Science Especial 2012"

Prof. António Amorim

Biólogo Português galardoado com o prémio "Seed of Science Especial 2012"

O Prof. António Amorim, Biólogo, Prof. Catedrático da Universidade do Porto, é líder do Grupo de Genética Populacional do IPATIMUP, distinguido na Categoria "Seed of Science Especial 2012", pelo Ciência Hoje.

Leia mais em:
http://sigarra.up.pt/fcup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=929

 

I Olimpíada Nacional de Biologia - 2010/2011

olimpiadas nacionais de biologiaDiogo Maia e Silva - Medalha de bronze nas Olimpiadas Iberoamericanas 2011 Costa Rica

 

Diogo Maia e Silva
Medalha de Bronze nas V Olimpídas Iberoamericanas de Biologia na Costa Rica

Portugal ganhou uma medalha de bronze nas V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia, que decorreram na Costa Rica, pela brilhante prestação do aluno Diogo Maia e Silva da Escola Secundária Raúl Proença, das Caldas da Rainha. Os quatro participantes portugueses tiveram prestações muito boas, particularmente nos exames práticos.

A comitiva portuguesa regressa a Lisboa na 2ª feira dia 12, no voo Iberia 3102, oriundo de Madrid, trazendo na bagagem não apenas uma medalha, mas também o troféu da Olimpíada Iberoamericana, na media que Portugal será o país organizador da VI edição destas Olimpíadas, a decorrer de 3 a 7 de Setembro, em Cascais. Professores e alunos de Biologia do nosso país estão todos de parabéns.

Pode ainda aceder a outras noticias relacionadas:
Notícia Agência Lusa
Notícia Ciência Hoje
Notícia do Correio da manhã
Notícia Jornal Público

Notícia TVI24
Notícia Abola

 

Ambiente

   - Os Estudos de Impacte Ambiental: Contributo Para a Competitividade Nacional
     Ordem dos Biólogos e Ordem dos Engenheiros

  - 30 Anos de Conservação da Natureza em Portugal

  - Rede Natura 2000: da Lista de Sítios ao Plano Sectorial


 Biotecnologia

  - Biotecnologia?

  - Porque é que a Biotecnologia é Importante para Portugal?



  Educação

   - Finalidades da educação científica: Um assunto polémico

  - Bolonha: o Significado Oculto do Novo Modelo Educativo



  Saúde

  - Avaliação do Programa Nacional de Saúde (PNV 2000)

  - Os Biólogos e a Formação/Actualização Profissional



  Vidas

  - A Paixão de Ensinar, Fernando Mangas Catarino, Março de 2006
 
  - A Dama das Orquídeas, Maria Salomé Pais, Julho de 2006

  - Se Voltasse Atrás Seria Sempre Bióloga